A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Está a seu alcance...

O analfabetismo político é um problema que aflige o povo brasileiro. Por mais que muitos achem que não, o tal, é muito sério. Na verdade o analfabeto político é o pior de todos os analfabetos. E você sabe porquê? Pois ele tem orgulho de ser, de bater no peito com vontade e dizer: “Eu odeio política”. O que o povo deve saber, e não o sabe por culpa da má e forte influência exercida pela mídia brasileira, é que os preços, a qualidade de vida e seus ganhos e gastos mensais tem uma recíproca relação com a política.

Agora, de onde vêm esse desinteresse da grande maior parte da população? Após algumas pesquisas e ponderações, acho que tudo tem a ver com a história da corrupção do país.

A corrupção “chegou” com a colonização. Os mais novos funcionários públicos da coroa, contratados para fiscalizar o contrabando, vendiam produtos em um comércio ilegal. Mas desde essa época a coroa furtava-se de combater mesma, pois não conflitava com seus interesses.

Os próprios políticos não se importaram com a proibição do tráfico negreiro e continuaram comprando escravos. E o Governo poderia fazer algo? Sim, poderia, mas os traficantes com “gratificações”, propina, suborno, resolviam o problema, e todos os participantes do esquema ganhavam.

O próprio Visconde de Mauá, o grande empresário do Império, se utilizou de um sistema de ganhos a partir de licitações para grandes obras públicas, enviando o trabalho para um empresa inglesa em que o mesmo era diretor.

Agora um grande problema para o povo, são as eleições. Na época de 1800 e lá vai cocada, em que o voto era censitário (por renda mínima) as comissões, faziam suas listas, e a partir disso faziam com que quem estivesse em vista dos interesses da mesma estariam na lista. Com o coronelismo, o voto de cabresto marcou as zonas eleitorais.

Mas o grande problema não é isso, o pior é que o administrador, esquece suas funções e põe a frente seus interesses pessoais. Os políticos que não tem a idéia de usurpar o poder são seduzidos pelo sistema. O homem é ganancioso e não podemos mudar. Nós não podemos mudar nossa natureza, mas podemos mudar o processo eleitoral. Por que o voto deve ser obrigatório? Por que não há uma forte repreensão aos meios ilícitos à que as campanhas eleitorais se utilizam? Tudo isso pode mudar, é só a gente, o povo querer. Caso você não saiba vivemos em um país, pelo menos é o que institui a constituição, democrático. Você sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que as decisões aqui tomadas tem como ponto de partida o interesse do todos, o da massa e da burguesia. Você sabia que nossos direitos deviam ser iguais? “Caramba, é?” Sim, é isso mesmo, tire de sua cabeça de que você não pode mudar nada, pois você pode, com seu voto, com suas idéias, mesmo que sejam meio sem nexo, você pode mudar.

"A democracia precisa da virtude, se não quiser ir contra tudo o que pretende defender e estimular." (Papa João Paulo II)

10 comentários:

  1. Cara, como é difícil achar blogs com conteúdo tão relevante como esse post! Gostei muito do seu estilo de abordar esse assunto, você fala para quem precisa tomar consciência disso e acordar para o fato que o voto bem-fundamentado é nossa maior arma contra a corrupção.

    Parabéns pela inteligência e pela escrita!
    Estou seguindo e vou te linkar no meu blog!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A parte do "analfabético político", se não me engano, é do Mario Schmidt, né?
    Bacana, Yago! É sempre bacana ver uma galera que toma a iniciativa de se mexer quanto a assuntos do gênero.
    Forte abraço!
    Alan

    ResponderExcluir
  3. na verdade o termo "analfabeto político" é usado por diversos autores, pois obviamente cria uma relação com o outro tipo.

    ResponderExcluir
  4. Analffabeto é aquele q não sabe pensar e não o q não sabe ler nem ecrever! e nesse caso temos muitos exemplos no Brasil e na politica então nem se fala

    ResponderExcluir
  5. 1,2,3,150,320,556,700...De que adianta o povo se revoltar?De que adianta escrevermos tantas e tantas coisas se o povo não se uni?
    Se fôssemos unidos talvez alguma coisa desse resultado, mas nós somos escravos do governo. Não houve abolição da escravatura, houve sim a dos negros, mas dos cidadões não. Se nos revoltássemos eles achariam um jeito de tirar de nós tudo o que conseguimos..é difícil, mas é a realidade.

    ResponderExcluir
  6. é melhor fazer alguma coisa do q nada, uma chance é melhor do que nenhuma, se vc pode entender, todos podem

    ResponderExcluir
  7. "com suas idéias, mesmo que sejam meio sem nexo" Isso pareceu um deboche, mas fikou mto bom.

    O comércio ilegal no brasil colônia era, talvez, a única forma da colônia se manter senão quebraria.

    -

    Essa citação vai mais fundo na sua idéia:

    “É muito fácil dizer que, no capitalismo, o indivíduo tem a opção de satisfazer ou expressar-se através da natureza humana. Um menino tem um brinquedo e quer dois, tem dois e quer quatro, essa é a natureza humana, não é assim? Entretanto, o que acontece quando a sociedade comporta-se da mesma forma, ou quando se converte em um monopólio, oprimindo aos menos afortunados? É essa a natureza humana?"
    Ernesto Che Guevara

    ResponderExcluir
  8. "1,2,3,150,320,556,700...De que adianta o povo se revoltar?De que adianta escrevermos tantas e tantas coisas se o povo não se uni?
    Se fôssemos unidos talvez alguma coisa desse resultado, mas nós somos escravos do governo. Não houve abolição da escravatura, houve sim a dos negros, mas dos cidadões não. Se nos revoltássemos eles achariam um jeito de tirar de nós tudo o que conseguimos..é difícil, mas é a realidade."

    Essa imagem do brasileiro, conformado, acomodado, submisso, que sempre se procurou vender, não corresponde ao registro da história!
    A repressão a artistas, idealistas, trabalhadores, e minorias foi cruel, mas vozes sempre denunciaram a violência do Estado, do capitalismo mercantil, industrial e neoliberal.
    E podemos listar aqui vários movimentos de união popular clamando por algo, como exemplo pego o meu favorito, em 13 de março de 1964, o então presidente João Goulart resumia com a frase "Progresso com justiça, desenvolvimento com igualdade" o famoso discurso em frente ao Edifício Central do Brasil, no Rio de Janeiro. O comício reuniu cerca de 200 mil pessoas, incluindo sindicatos, associações de servidores públicos e estudantes e proclamou o povo a lutar por mudanças estruturais no país que iam do campo à cidade e passavam por amplas reformas na educação, na política tributária e nas leis eleitorais do país. Posso falar mtos outros mais e mais bem sucedidos pra contrapor sua visão...

    ResponderExcluir
  9. é, realmente, pensar que tantas pessoas lutaram e morreram pela democracia nesse país, e tem gente que acha que a situação é boa, que não há nada a fazer...

    ResponderExcluir
  10. Se todos tivessemos esse pensamento da colega acima, nem poderiamos estar discutindo isto hoje.... =/

    ResponderExcluir

Que bom que você veio comentar, espero que não seja a última. Aproveita e conta para seus amigos, tenho certeza que eles vão adorar. Você tem chance de fazer desse, um blog melhor.