A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

domingo, 4 de abril de 2010

Joguem os ovos todos fora...

Se você é cristão é melhor jogar seus ovos de Páscoa no lixo...

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Por mais que você adore ovos de Páscoa, há um probleminha. Talvez não tenha se você não acreditar em Deus e se não tiver uma crença cristã.

Existem diversas teorias sobre como começou essa tradição dos ovos de Páscoa. Mas, vamos começar do início. A etimologia do termo Páscoa está associada a diversos termos antigos, provenientes da Grécia antiga e da Germania, mas a mais aceita é sua relação com a palavra Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem), também conhecida como Páscoa judaica.

Mas bem, vamos ao que interessa. A tradição de trocar ovos de chocolate que já virou o mundo e é tradição em todo o mundo, é uma tradição pagã, de povos politeístas. A tradição de trocar ovos vem da mitologia nórdica(muita coisa vem dela né?) onde os ovos significavam resurreição(tá aí o link). Já o coelhinho, originalmente, era uma lebre e quem cultuava eram os povos germânicos que abriam(para ver as tripinhas deles) e olhavam as entranhas para ler a sorte.

Então é isso aí, a tradição tem pouco a ver com Jesus, mas o chocolate é uma maravilha.

Obs¹.: o que eu acho estranho é que lebre(nem o coelho) bota ovo.
Obs².: a frase original era: "lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?", agora vejam se a nossa "coelhinho da Páscoa que trazes para mim?" não é muito mais bonitinha.

2 comentários:

  1. Olá! Seu blog é super 10... gostei mesmo... :D Feliz pascoa! http://sociedade.tab.zip.net

    ResponderExcluir
  2. caramba, obrigado, é sempre bom receber o conhecimento de outros blogueiros, que sabem como é difícil o trabalho...

    Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio comentar, espero que não seja a última. Aproveita e conta para seus amigos, tenho certeza que eles vão adorar. Você tem chance de fazer desse, um blog melhor.