A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cuidado com quem seu pai escolhe, a sociedade depende disso...

Um problema agravante na sociedade atual é a exclusão social. Na verdade, essa, se estende desde muito tempo atrás. 13 de maio de 1888, ficou marcado como o dia da abolição da escravatura. Tendo em vista um panorama geral, essa pareceu ser uma atitude certa, e seria, se outras medidas também fossem tomadas. Mas, o que na verdade aconteceu, foi que a abolição, em minha opinião, foi o Marco de início da exclusão social. Que instrução tinha o negro recém libertado? Resposta: nenhuma. Por mais que fosse do desagrado deles, eles só tinham conhecimento de técnicas do campo. Não podiam disputar com as classes dominantes, que tinham instrução e iam estudar na Europa. Agora, há outro problema que sei que você não tem idéia, e se você tem ele em mente, está muito atento mesmo.

No Brasil ainda colônia, a sociedade era dita dualista, ruralista e patriarcal. Dualista, pois predominantemente, só se visavam duas classes. Os Senhores dos engenhos de cana, no sistema da plantation, e os escravos, os braços do Brasil na época. Ruralista, pois em sua maioria, como o nome já diz, se mantinha no campo. O estímulo a urbanização só ocorrera, com o boom da mineração, no século XVIII, com o Bandeirismo. E era também dita Patriarcal. O pai controlava toda a família, escolhia quem nascia, quem morria e quem casava. Esse é o ponto. Você acha que um pai, parte de uma sociedade primitiva, permitiria que sua filha se casasse com um qualquer? Não! Esse é um problema imperceptível na sociedade, mas que auxilia a exclusão de grande parte da população.

O ser humano, como já disse é muito ganancioso, e só pensa em dinheiro. Junto com o casamento, isso piora a situação. Já perceberam como funciona isso hoje? Rico casa com rico, classe média casa com classe média e pobre casa com pobre. A conta bancária é um agravante, óbvio, mas também não é só isso, não podemos culpar só a natureza.

Os círculos sociais que cada classe freqüenta é diferente. Você não vê o cara do morro, no Castelo do burguês que estudou na PUC e fez Ph.D. em Harvard. A sociedade condenaria, caso isso acontecesse. E condenaria o rico, claro. O pobre não tem culpa de estar lá, o rico sim, que permitiu; o pobre não pensa, o rico teve instrução, pode evitar um constrangimento por parte do pobre, mas na verdade quem se incomoda é o rico, de ter aquela "gente suja".

A sociedade devia dar mais atenção a isso e promover maiores oportunidades de boa formação ao povo brasileiro. Por mais que não goste das gigantes corporações que aqui se instalam, às vezes nem é preciso se preocupar, pois os estrangeiros, se vão. E sabe por quê? Porque não encontram mão-de-obra qualificada para suas empresas. Eles até poderiam trazer um quadro de funcionários super bem qualificado, mas o lucro não seria tão alto, suas filhas não poderiam ter um pônei, e seu filho um barco. A educação é a chave, sem ela, os motores, grandes motores, que poderiam levar o Brasil a outro patamar, ficam desligados, à espera.

Bem, acho que com essas singelas palavras dei o meu recado...


7 comentários:

  1. Concordo plenamente, como cada vírgula! Se superou mais uma vez, Yago! =D

    ResponderExcluir
  2. Cara, vc é demais, sua visão é bastante crítica, mas é verdadeira. A realidade é cruel, mas concordo com vc plenamente. valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Como diz o ditado: "rapadura é doce, mas não é mole não". rsrsrsrsrs


    A realidade é difícil, não é legal de ver tudo isso acontecendo...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre tenho q fazer algumas observações, ainda mais quando se trata de generalizar ....

    "O ser humano, como já disse é muito ganancioso, e só pensa em dinheiro. Junto com o casamento, isso piora uma situação. Já perceberam como funciona isso hoje? Rico casa com rico, classe media classe media e pobre com pobre casa com Casa ".

    Na sociedade capitalista não haveria como funcionar de outra maneira, já que na mesma uma "riqueza" é o desejo, o status, o interesse geral. Se não procedesse de tal forma, estaria por uma certa falência do sistema.

    Outra ..

    "Por mais que não goste das Corporações gigantes que aqui se instalam, às vezes nem é preciso se preocupar, pois os estrangeiros, se vão. E sabe por quê? Porque não encontram mão-de-obra qualificada para suas empresas."

    Se essa afirmação fosse totalmente verdade, a Nike não teria fabricas ao redor do mundo, especialmente em Países de Terceiro Mundo, onde uma escassa Leis sejam escassas, crianças tbm e onde os direitos humanos não são respeitados na fábrica. A do Vietnã Emprega trabalhadores menores de idade de Que resultados obtêm 12,13 anos turnos de 12 horas Em condições tão horríveis que seria difícil achar algo parecido em nosso país. O interesse destas Corporações aumenta de acordo com o desespero de uma certa população. Certas empresas pensam: "Quanto mais estiverem desesperados vcs, mais Usaremos isto um favor do lucro máximo, e se isto para cobrar 5 centavos a hora e se essa a Quantia q vc precisa pra comprar o arroz pra não morrer de fome, vc vai aceitar ou vai morrer e ainda Deve Ser grato ... "

    Estamos tão preocupados com nossos "pequenos problemas" que não reparamos que tem muita coisa horrível acontecendo mesmo porque não queremos mais aflição em nossa vida. Porem muitas pessoas ao redor do mundo SOFREM, e cabe aquele que tem algum poder mudar, ou ao menos tentar alterar esse "circulo vicioso" de indiferença em que vivemos ......

    Por que conseguimos criticar e odiar tão ávidamente As Consequências, mas não o sistema que a cria?

    ResponderExcluir
  6. e vc acha que para fabricar tênis vc necessita de mão-de-obra especializada? estou falando de empresas que necessitam de empregados qualificados...

    é óbvio que é absurdo, se aproveitar das condições sub-humanas em que vivem esses seres para explodir o lucro....

    ResponderExcluir

Que bom que você veio comentar, espero que não seja a última. Aproveita e conta para seus amigos, tenho certeza que eles vão adorar. Você tem chance de fazer desse, um blog melhor.